Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Saiba quais exames de sangue que detectam o câncer de mama

Mobile Image
médico receitando exames de sangue que detectam o câncer de mama
Image
médico receitando exames de sangue que detectam o câncer de mama
Saiba quais exames de sangue que detectam o câncer de mama
Sections
médico receitando exames de sangue que detectam o câncer de mama
médico receitando exames de sangue que detectam o câncer de mama
médico receitando exames de sangue que detectam o câncer de mama

câncer de mama é um dos cânceres mais comuns entre mulheres no Brasil, e além da mamografia, existem alguns exames de sangue capazes de detectá-lo.¹ O pedido de exame deve ser feito pelo médico, mas conhecer quais são as bases de referência pode ser interessante para que o paciente fique mais atento à sua saúde. 

 

Detectando os primeiros sinais de câncer de mama

Atualmente, o diagnóstico de um câncer é feito a partir da história clínica da paciente, exame físico detalhado, e, sempre que possível, visualização direta da área atingida, por meio de exames de imagem. No caso da neoplasia de mama, esse exame é a mamografia. Se o médico notar alterações na mama, faz a biopsia, ou seja, retira uma amostra de tecido para análise histopatológica – que é feita pelo anatomopatologista.² 

Se houver a confirmação diagnóstica de neoplasia pelo exame histopatológico, é realizada a determinação da extensão da doença (estadiamento) e a identificação dos órgãos por ela acometidos. Essas informações são essenciais para:

• Decisão terapêutica.

• Previsão das complicações.

• Estimativa do prognóstico (como as coisas devem acontecer).

• Avaliação dos resultados do tratamento.²

 

Quais exames de sangue detectam o câncer de mama?

No momento, os exames de sangue solicitados pelos médicos ajudam a verificar, através de marcadores biológicos (determinadas proteínas e células tumorais circulantes), se existe atividade tumoral no organismo. O teste de marcador tumoral pode ser feito em situações diferentes:

 

– Antes do início do tratamento, para auxiliar na detecção do tumor de mama e verificar se ele espalhou para outras partes do corpo.

– Durante o tratamento, para ver se o câncer está respondendo à terapia.

– Após o tratamento, para confirmar se o câncer voltou.³ 

 

Exemplos de testes sanguíneos marcadores:³ 

CA 15.3: usado para ajudar a identificar câncer de mama e ovário.

TRU-QUANT e CA 27.29: podem indicar presença de câncer de mama.

CA125: pode mostrar sinal de câncer de ovário, recorrência de câncer de ovário e recorrência de câncer de mama.

CEA (carcinoembryonic antigen): um marcador para presença de tumores de cólon, pulmão e fígado que é utilizado para avaliar se o tumor de mama se espalhou para outras partes do corpo (metástase).

Células circulantes de tumor: usado para verificar se as células se desprenderam do tumor original e se moveram para outros lugares pelo sistema sanguíneo. Altas contagens de células tumorais circulantes podem indicar que o tumor está crescendo. 

O teste CellSearch já foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) – órgão norte-americano de regulação de medicamentos – para monitorar as células tumorais circulantes em mulheres diagnosticadas com câncer de mama metastático.³ 

 

Exame de sangue que detecta 50 tipos de neoplasias

De acordo com os especialistas, está chegando uma nova era para a detecção precoce do câncer através de um exame de sangue.

O novo teste sanguíneo, apresentado durante o congresso da Sociedade Europeia para Oncologia Médica de 2022 (ESMO 2022), promete identificar mais de 50 tipos diferentes de neoplasias e dizer de que parte do corpo ela vem. O teste Multi-Cancer Early Detection (MCED) (GALLERI) encontra o sinal de câncer através de pequenas sequências de DNA do tumor que circulam no sangue (ctDNA, na sigla em inglês).⁴

Quanto mais cedo o câncer for descoberto, mais efetivo será o tratamento, maior será a possibilidade de cura e melhor será a qualidade de vida da paciente que tem a doença.2 O câncer lidera as causas de morte prematura no mundo, mas a detecção precoce das neoplasias pode reduzir a mortalidade, reduzindo o número de casos identificados em estágio avançado.⁵

É importante esclarecer que o MCED está em estudo, e o teste precisa ainda ser refinado, mas já é uma esperança no caminho da detecção precoce de tumores, o que deve acontecer em poucos anos.⁴

 

Estudos promissores

O estudo apresentado no Congresso da ESMO mostrou resultados promissores, e nele o MCED detectou sinal de câncer em 1,4% das 6.621 pessoas com 50 anos ou mais que participaram da pesquisa e nem sabiam que tinham câncer. A neoplasia foi confirmada em 38% das pessoas que receberam resultado positivo para tumor. Das 6.290 pessoas que haviam recebido resultado negativo, 99,1% estavam de fato livres do câncer.⁴

A grande vantagem da identificação de neoplasias por exame de sangue, segundo os especialistas, é o fato de não haver necessidade de submeter as pessoas com suspeita de tumor maligno a exames invasivos, como as biópsias, que, por vezes, são realizadas em pessoas que não estão com câncer.⁴

 

Referências bibliográficas

1. Brasil. Instituto Nacional do Câncer (Inca). Outubro Rosa 2015. Câncer de mama: vamos falar sobre isso? Rio de Janeiro: Inca; 2015. Disponível em: www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2015/cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso. [Acessado em 23 de dezembro de 2022].

2. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (Inca). ABC do Câncer – Abordagens Básicas para o Controle do Câncer. Rio de Janeiro: Inca; 2011. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abc_do_cancer.pdf [Acessado em 11 de novembro de 2022].

3. Breastcancer.org. Tumor Marker Tests [internet]. Ardmore, PA, EUA, [s. d.]. Disponível em: https://www.breastcancer.org/screening-testing/tumor-marker-tests [Acessado em 11 de novembro de 2022].

4. European Society of Oncology Medicine (ESMO). A New Era of Cancer DetectionWith Blood Test May Change Cancer Screening Paradigms (ESMO Congress 22 press release) [internet]. Lugano, Suíça, 11 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.esmo.org/newsroom/press-releases/a-new-era-of-early-cancer-detection-with-blood-test-may-change-cancer-screening-paradigms. [Acessado em 9 de novembro de 2022].

5. Swanton C, Neal RD, Johnson PWM, et al. NHS-Galleri Trial Design: Equitable study recruitment tactics for targeted population-level screening with a multi-cancer early detection (MCED) test. J Clin Oncol. 2022 June 1;40(16 suppl):TPS6606-TPS6606.

 

PP-UNP-BRA-1064 – Fevereiro 23

 

O Programa Muito Bem Vindo quer contribuir na jornada de seu tratamento

Ter uma boa aderência a este tratamento é um fator fundamental do processo e o programa existe para contribuir nesta caminhada.

Cadastre-se