Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça 3 tipos de tratamento para o câncer

Mobile Image
médica mostrando tratamentos de câncer para a paciente
Image
médica mostrando tratamentos de câncer para a paciente
Conheça 3 tipos de tratamento para o câncer
Sections
médica mostrando tratamentos de câncer para a paciente
médica mostrando tratamentos de câncer para a paciente
médica mostrando tratamentos de câncer para a paciente

3 principais tipos de tratamento para o câncer 

Por mais que cada caso varie de paciente para paciente, o diagnóstico precoce é um dos principais aliados para determinar qual tratamento é o mais indicado. 

Hoje, os tipos de tratamento mais utilizados contra o câncer são:

Cirurgia 

Quando o câncer é detectado em apenas uma parte do corpo e a retirada total do tumor pode ser feita, a cirurgia é curativa. Assim, ela se torna o tratamento principal. 

Em alguns casos, ela pode ser o único método, mas também pode ser combinada com quimioterapia e radioterapia, métodos de tratamento que vamos explicar mais adiante, para garantir que o tumor não volte nem se espalhe para outros órgãos.² 

Radioterapia

É um método de tratamento local do câncer que utiliza radiações ionizantes (como o raio-x, por exemplo) para irradiar em áreas previamente demarcadas do organismo com o intuito de destruir o tumor.¹ 

Quimioterapia

quimioterapia utiliza medicamentos para combater o câncer. Na maioria das vezes, os medicamentos são aplicados na veia, mas também podem ser administrados pelas vias:³,⁴

- Oral (pela boca): comprimidos, cápsulas e líquidos para tomar em casa ou no hospital;

- Intramuscular: medicamentos aplicados no músculo através de injeções;

- Subcutânea: aplicados por injeção no tecido gorduroso, acima do músculo; 

- Tópica: líquido ou pomada aplicados na pele;

- Intratecal: quando o medicamento é aplicado pelo médico diretamente no líquor da espinha (esse tipo de quimioterapia é pouco comum).

Formas modernas de tratamento

Hoje em dia, formas mais modernas de terapia estão mostrando resultado, como a terapia-alvo e a imunoterapia. Confira a seguir um pouco mais sobre esses tratamentos: 

Terapia-alvo 

Este tipo de tratamento para o câncer mira na proteína responsável por controlar, dividir e espalhar as células cancerígenas no organismo. 

É a chamada medicina de precisão, feita com anticorpos monoclonais e micromoléculas. Os medicamentos monoclonais geralmente são aplicados na veia, enquanto as micromoléculas são comprimidos ou cápsulas que podem ser ingeridos.⁵

terapia-alvo ajuda o sistema imunológico a destruir as células cancerígenas, parando o crescimento anormal das células doentes através da interrupção do sinal que estimula seu processo, depositando substâncias que eliminam o câncer das células anormais.⁵

Imunoterapia

Considerada como um dos principais avanços do tratamento do câncer nos últimos anos, a imunoterapia6 consiste no uso de medicamentos que estimulam o organismo a identificar as células cancerígenas e atacá-las. 

A medicação pode ser aplicada de forma intravenosa ou subcutânea.⁶

De maneira geral, a imunoterapia trata o organismo que, consequentemente, trata o câncer. Atualmente, são aplicados os seguintes tipos de imunoterapia: ⁷,⁸ 

- Inibidores de checkpoint: os inibidores de checkpoint atuam naturalmente em uma parte do organismo que funciona como um ponto de checagem de células saudáveis ou danosas para o corpo. Para enganar o sistema, as células doentes imitam as proteínas benignas. Assim, os medicamentos usados fazem com que as células cancerígenas sejam reconhecidas e devidamente atacadas;⁷,⁸ 

- Car T cell: por meio da engenharia genética, as células imunes do paciente são estimuladas a produzir uma nova proteína que as tornam combatentes turbinadas das células cancerígenas;⁷

- Vacinas: elas treinam o organismo para se proteger de células anormais, incluindo o câncer.⁷

Já existem medicamentos imunes aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), agência que controla e libera medicamentos nos Estados Unidos, para vários tipos de câncer, incluindo melanoma, câncer de pulmão, câncer renal, câncer de bexiga e linfoma.⁸ 

Graças à tecnologia e diversos estudos avançados, vários medicamentos e novas abordagens de tratamento estão sendo desenvolvidas para otimizar o tratamento do câncer e melhorar a qualidade de vida do paciente durante e após o processo de cura. 

Para mais novidades, entre em nosso blog e fique por dentro das últimas notícias! 

 

Referências bibliográficas

 

1. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (Inca). ABC do Câncer – Abordagens Básicas para o Controle do Câncer. Rio de Janeiro: Inca; 2011. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abc_do_cancer.pdf [Acessado em 25 de outubro de 2022].

2. American Cancer Society. How surgery is used for cancer [internet]. Atlanta, 2 de outubro de 2019. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/treatment-types/surgery/how-surgery-is-used-for-cancer.html [Acessado em 4 de novembro de 2022].

3. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Divisão de Comunicação Social. Quimioterapia. Orientações aos pacientes. 3. ed. Rio de Janeiro: Inca; 2013.

4. Instituto Nacional de Câncer (Inca). Tratamento do câncer [internet]. Rio de Janeiro, 22 de julho de 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tratamento/quimioterapia [Acessado em 26 de outubro de 2022].

5. National Cancer Institute (EUA). Targeted Therapy to Treat Cancer [internet]. Washington, 31 de maio de 2022. Disponível em: https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types/targeted-therapies [Acessado em 26 de outubro de 2022].

6. A.C. Camargo Câncer Center. Imunoterapia, a ciência que faz diferença [internet]. São Paulo, 26 de novembro de 2019. Disponível em: www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/imunoterapia-ciencia-que-faz-diferenca [Acessado em 26 de outubro de 2022].

7. Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). O que é imunoterapia e como ela funciona? Congresso de Saúde 2022. Summit Saúde Estadão. São Paulo, 12 de julho de 2022. Disponível em: https://www.abrale.org.br/abrale-na-midia/o-que-e-imunoterapia-e-como-ela-funciona-congresso-de-saude-2022-summit-saude-estadao [Acessado em 4 de novembro de 2022].

8. Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Immunotherapy Cancer Treatment [internet]. Nova York, [s. d.]. Disponível em: https://www.mskcc.org/cancer-care/diagnosis-treatment/cancer-treatments/immunotherapy [Acessado em 4 de novembro de 2022].

 

PP-UNP-BRA-1085 – Fevereiro 23

 

 

O Programa Muito Bem Vindo quer contribuir na jornada de seu tratamento

Ter uma boa aderência a este tratamento é um fator fundamental do processo e o programa existe para contribuir nesta caminhada.

Cadastre-se