Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Como prevenir o câncer de mama

Mobile Image
Mulher segurando o símbolo de oncologia mama
Image
Mulher segurando o símbolo de oncologia mama
Como prevenir o câncer de mama
Sections
Mulher segurando o símbolo de oncologia mama
Mulher segurando o símbolo de oncologia mama
Mulher segurando o símbolo de oncologia mama

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum de tumor depois do câncer de pele, e a maior causa de mortalidade entre as mulheres. Nos homens, ele é mais raro, e apenas 1% da população masculina desenvolve neoplasia de mama.¹ Mas será que dá para prevenir o câncer de mama?

Caminhos para a prevenção do câncer de mama

De acordo com os especialistas, não existe uma causa única para o tumor de mama, diversos fatores estão ligados ao seu aparecimento.² Por isso, a prevenção dessa doença ainda não é completamente possível.3 Quando os médicos falam em prevenção do câncer de mama se referem ao controle dos fatores de risco conhecidos e a promoção de comportamentos considerados protetores.⁴

Conheça algumas medidas protetoras:⁵,⁷

  • Evitar a obesidade.
  • Manter uma alimentação equilibrada, pois a boa alimentação é o primeiro passo para cuidar da saúde.
  • Praticar exercícios físicos com regularidade. Se não gostar de praticar esportes, você pode caminhar, dançar, pedalar ou fazer aulas de ioga.
  • Evitar o consumo de álcool.
  • Consultar o médico antes de fazer terapia de reposição hormonal.
  • Evitar fumar.
  • Amamentar.

Segundo o INCA, 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos de vida saudáveis.⁸

 

O que pode aumentar a incidência do câncer de mama?

Terapia de reposição hormonal

 Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é o uso de hormônios para aliviar os sintomas de mulheres na menopausa. Apesar da TRH estar relacionada ao aumento do risco de câncer de mama, algumas mulheres realmente têm indicação para utilizá-la devido à gravidade dos sintomas que apresentam. Cabe ao médico ginecologista falar com a sua paciente sobre os riscos e os benefícios da TRH para uma tomada de decisão segura.⁹

O risco elevado de desenvolver tumor de mama reduz progressivamente com a interrupção da TRH.⁷ 

 

Detecção precoce do câncer de mama

É importante lembrar que hoje o câncer de mama pode ser curado, e quanto antes ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Neoplasias em fases iniciais tem 95% de chance de cura.⁵

Portanto, é preciso que a população feminina fique atenta as estratégias de detecção precoce, que envolvem conscientização, exames clínicos (solicitados pelo seu médico) e rastreamento, que é realização da mamografia que pode identificar tumores bem iniciais, ainda em fase subclínica.¹⁰

No que diz respeito à conscientização, o autoexame (apalpar as mamas) para conhecimento do próprio corpo e as mamografias periódicas são fundamentais. Assim, a mulher pode perceber sinais de mudanças nas mamas, como nódulo, alterações na textura da pele, secreção que sai do mamilo espontaneamente, mudança no contorno das mamas e procurar o seu médico.¹⁰

 

Referências bibliográficas

 

  1. Pfizer Brasil. O câncer de mama em números no Brasil e no mundo. São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/cancer-de-mama-em-numeros [Acessado em 29 de novembro de 2022]. 
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (Inca). Câncer de mama: vamos falar sobre isso? 7. ed. Rio de Janeiro: Inca; 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf [Acessado em 9 de novembro de 2022].
  3. Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Prevenção [internet]. Rio de Janeiro, [s. d.]. Disponível em: https://sbmastologia.com.br/prevencao/ [Acessado em 9 de novembro de 2022].
  4. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (Inca). Prevenção. Prevenção do câncer de mama [internet]. Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/acoes/prevencao [Acessado em 29 de novembro de 2022].
  5. A.C. Camargo Cancer Center. Câncer de mama. Um guia com tudo sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e direitos dos pacientes [internet]. São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/sites/default/files/2022/10/cartilha-cancer-de-mama-2022_v15.pdf [Acessado em 10 de novembro de 2022].
  6. Brasil. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Brasília, 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama/ [Acessado em 9 de novembro de 2022].
  7. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Câncer de mama; é preciso falar sobre isso. 3. ed. Rio de Janeiro: Inca; 2015. 
  8. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (Inca). Câncer de mama como se proteger. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/infograficocancer_de_mama_-_como_se_proteger_0.pdf [Acessado em 29 de novembro de 2022].
  9. Instituto Nacional de Câncer (Inca). Debate. Estudo confirma que reposição hormonal na pós-menopausa, por mais de cinco anos, aumenta risco de câncer de mama. Escolha Arriscada. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//rc45-debate.pdf [Acessado em 29 de novembro de 2022].
  10. Sacramento ASE, Barbosa DF, Rocha HG, Cisterna LCM, Oliveira MGA, Bertini PVR. Câncer de mama, você sabia que a detecção precoce salva vidas? [internet]. São Paulo, 2020. In: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/61670/Cartilha.pdf [Acessado em 9 de novembro de 2022].

PP-UNP-BRA-1066 – Dezembro 23

 

O Programa Muito Bem Vindo quer contribuir na jornada de seu tratamento

Ter uma boa aderência a este tratamento é um fator fundamental do processo e o programa existe para contribuir nesta caminhada.

Cadastre-se