Câncer de mama metastático

Câncer de mama metastático

Quando o câncer de mama atinge outras áreas do corpo, como ossos, pulmão, fígado, cérebro e gânglios linfáticos, ele se torna um câncer de mama metastático. Aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama em estágio inicial se tornam metastáticos. A doença pode voltar em outras partes do corpo após meses ou anos depois do primeiro diagnóstico.

Fatores de risco do câncer de mama metastático

Embora a causa da doença não seja conhecida, existem alguns fatores de risco do câncer de mama metastático, tais como:

Linfonodos – são pequenas glândulas presentes em todo o corpo e que funcionam como filtros para substâncias nocivas do nosso organismo. Mas, quando em excesso, aumentam as chances de formar novos tumores.

Estágio do primeiro tumor – quando o primeiro tumor é descoberto tardiamente e em estágio avançado, há risco maior de que a doença entre em metástase.

Não há nenhuma maneira comprovada de evitar a doença. Pesquisas continuam sendo feitas para descobrir como e porque o câncer de mama metastático ocorre e quais são as formas de prevenção.

Sinais e sintomas do câncer de mama metastático

Geralmente, não há sinais e sintomas do câncer de mama metastático, é uma doença silenciosa. Mas, quando ela aparece, varia de acordo com o local ou os locais para onde o câncer se espalhou e o tamanho que atingiu. Confira os sintomas de acordo com o local da metástase:

  • Ossos – dor repentina, dificuldade em se mover, fadiga, ossos frágeis;
  • Pulmão – falta de ar, tosse persistente, dor no peito, perda de peso e apetite;
  • Cérebro – dor de cabeça, mudanças na fala e visão e problemas de memória;
  • Fígado – dor no abdômen, fadiga e perda de peso, inchaço abdominal e icterícia (pele amarelada).

Se você apresentar algum dos sinais ou sintomas acima, não significa que você está com câncer de mama metastático. Porém, procure o médico o mais rápido possível para ele fazer o diagnóstico e, se for o caso, indicar o melhor tratamento.

Diagnóstico do câncer de mama metastático

Para fazer o diagnóstico do câncer de mama metastático, o médico pode solicitar alguns exames, tais como:

  • Raio-X;
  • Exame ósseo (cintilografia óssea);
  • Ultrassom do fígado;
  • Tomografia;
  • Ressonância magnética;
  • Exames de sangue.

Se algum fator anormal for identificado, o médico pode pedir exames mais específicos nos locais com suspeita de células cancerígenas. Os exames devem ser realizados com frequência para acompanhar a evolução da doença e a resposta aos tratamentos posteriores.

Tratamento para o câncer de mama metastático

O tratamento do câncer de mama metastático pode combinar um ou mais métodos, que são os seguintes:

Hormonioterapia – a maioria dos tumores na mama possuem células capazes de se ligarem a hormônios do organismo, o que faz com que elas cresçam. Isso permite que elas se espalhem para outras partes do corpo. O tratamento impede essa ligação, o que evita o crescimento do câncer. Ele é indicado no momento pré ou pós-cirurgia e quando a doença volta após tratamento.

Quimioterapia – o objetivo é destruir ou enfraquecer as células cancerígenas com substâncias que são injetadas no paciente ou tomadas por via oral. É indicada nos casos em que o tumor está crescendo rapidamente, não respondeu a outros tratamentos e se espalhou para outros órgãos.

Radioterapia – usa radiações para controlar o crescimento do câncer em áreas específicas, como os ossos. Também ajuda no alivio da dor, na melhora da respiração e diminui o risco de fraturas em ossos enfraquecidos pelo câncer. É indicada nos casos em que o câncer está comprimindo a medula espinhal, o cérebro foi atingido, há hemorragia e já se espalhou para os ossos da perna, quadris ou braços.

Cirurgia – esse tratamento é indicado nos casos em que os tumores são pequenos, a doença atingiu poucos lugares e também para o alívio de dores ou outros sintomas.

Somente o médico pode indicar qual ou quais são os tratamentos indicados. Converse com ele sobre qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Referências

 

PP-PFE-BRA-1310