Exames de avaliação

Apesar de não existir um exame individual e definitivo para Artrite Reumatoide, o médico pode solicitar exames de sangue para medir uma variedade de indicadores que determinam se você tem a doença, tais como:

  • O fator reumatoide é um anticorpo encontrado na maioria das pessoas que sofrem de Artrite Reumatoide.
  • A velocidade de hemossedimentação (VHS) e a proteína C-reativa (PCR) indicam o nível de inflamação.
  • Medir o nível de anticorpos anti-CCP — que são anticorpos contra uma substância sintetizada em laboratório chamada peptídeo citrulinado cíclico (CCP) —, é particularmente útil na detecção precoce da Artrite Reumatoide, quando existe dúvida sobre o diagnóstico.

Outro exame é a análise do fluido sinovial, que envolve as suas juntas, para confirmar a presença da doença inflamatória.

Exames de avaliação

O médico pode usar outros exames de avaliação para verificar a efetividade do tratamento.

Por exemplo:

  • O Escore de Atividade da Doença, denominado com a sigla DAS, na Artrite Reumatoide mede a atividade da doença nos seus ombros, cotovelos, punhos, dedos e joelhos. O DAS permite a avaliação da atividade da doença.
  • O Questionário de Avaliação de Saúde, denominado pela sigla HAQ, avalia a capacidade funcional do paciente.

Alguns médicos especialistas conduzem esses testes em seus pacientes a cada consulta. Adicionalmente, os exames de sangue VHS e/ou PCR podem ser repetidos para conferir se as alterações nos níveis de inflamação mudaram, e raios X das juntas afetadas podem ser feitos para ajudar a determinar o progresso no controle da doença.